terça-feira, 27 de setembro de 2011

Planejando atividade com Hipertexto


Planejando atividade com Hipertexto
Subtema: Planejando

Plano de Aula

Retirei esta atividade do Portal do Professor.


Tema: Meio de comunicação: Das cartas à videoconferência

O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Perceber as diferentes formas de comunicação utilizadas ao longo da história e a relevância de cada uma delas;
-Identificar as formas de comunicação a distância mais utilizadas atualmente;
-Utilizar-se dos meios de comunicação on-line, identificando a relevância de cada um em diferentes contextos.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Verificar com os alunos o que eles entendem por comunicação, de que forma se comunicam atualmente. Pergunte também se sabem como seus avós se comunicavam e se percebem alguma diferença nos meios utilizados. Procure listar qual meio de comunicação os alunos consideram mais antigo e de que forma era utilizado.
Estratégias e recursos da aula
A discussão sobre meios de comunicação ao longo da história, é uma oportunidade de discutir não apenas conteúdos relacionados à história e geografia, como também aproveitar para trabalhar as competências envolvidas nos gêneros textuais envolvidos na comunicação por meio de cartas, e-mails e até mesmo telefone e áudio-conferência. É também uma oportunidade para desenvolver nos alunos habilidades de leitura, escrita, oralidade e comunicação gestual.
Peça aos alunos que listem, ao realizarem a pesquisa na Internet, os meios de comunicação que foram utilizados ao longo da história e a tecnologia envolvida. Os alunos deverão analisar a forma de comunicação utilizada, quando surgiu, se é utilizada ainda, qual a tecnologia necessária para seu funcionamento, quantas pessoas poderiam utilizá-lo ao mesmo tempo, dentre outros aspectos. Sugira que pesquisem em livros e também na internet. Indicamos alguns sites que poderão ajudar, porém oriente-os a conversarem também com seus familiares, pois principalmente os avós dos alunos, certamente terão memórias sobre o envio de cartas, uso de telefone com fichas, dentre outros meios.
Mostre aos alunos também este material sobre uso do twitter e redes sociais, como um meio de comunicação e troca de informações moderno e cada vez mais utilizado.
Atividade 2– Organizando uma linha do tempo
Após a coleta de informações, a turma deverá organizar uma linha do tempo. Cada dupla de alunos pode ficar responsável por uma etapa desta atividade, sendo que primeiro os alunos deverão definir quais os meios de comunicação mais antigos e os mais atuais pesquisados. Nesta linha do tempo, também cabe destacar a evolução de alguns meios de comunicação, como por exemplo o telefone e o computador que possibilita várias formas de comunicação de maneira síncrona e assíncrona, inclusive unindo imagem, som, texto e vídeos. Este painel deve ser organizado em um local de fácil acesso na escola, de modo que outros alunos e a comunidade escolar possam visualizá-lo. Será interessante também se os alunos tiverem exemplos de cartas bem antigas, selos, telefones (fixos ou celulares) e mesmo computadores em que seja possível visualizar algum as formas de comunicação.
Maiores informações em:
Skype para conversas síncronas por texto, vídeo e áudio - www.skype.com
Comunicador instântaneo - www.msn.com
Como usar internet para comunicar-se - http://www.youtube.com/watch?v=RWTfSvtlnxQ&feature=related
Como funcionam as mensagens instantâneas - http://www.youtube.com/user/comotudofunciona#p/u/58/9eiW3PtnJS8
Atividade 3 – Apresentando o projeto para a comunidade
Organize um os alunos uma data para apresentação do projeto à comunidade. Crie também um convite e uma pauta da forma como será feita a exposição, bem como outras atividades. No convite, deverá ter informações sobre
  • Nome do evento
  • Local
  • Tema
  • Autores
Este convite pode ser criado em alguma ferramenta para edição de textos, disponível no laboratório de informática. Nem todos os alunos precisam participar desta etapa, porém todos precisam aprovar o layout e texto do convite a ser enviado à comunidade. Um cartaz exposto na porta da escola, com as mesmas informações também pode ser bastante útil.
Já que estamos falando de meios de comunicação, os alunos podem utilizar-se dos meios mais simples e próximos à comunidade para ajudarem na divulgação do evento, tais como: bilhete, e-mail, ligações telefônicas, dentre outros.
Verifique o que os próprios alunos irão sugerir. Ao apresentar o projeto para a comunidade, os alunos poderão demonstrar também como é possível utilizar comunicadores instantâneos, skype, e-mail e até mesmo videoconferência por skype ou outro meio para comunicar-se com um grande número de pessoas.
Uma sugestão para enriquecer a apresentação é eleger um tema e demonstrar de que forma um mesmo assunto seria abordado em uma carta, e-mail, ligação telefônica, conversa em um comunicador instantâneo e videoconferência.
Neste caso, após definir o escopo do assunto, cada grupo poderia se encarregar de produzir o material demonstrando as diferentes maneiras que temos de comunicar um assunto, vantagens e desvantagens de cada uma.
No evento, poderá ter também entrevistas com avós que utilizavam outros meios de comunicação, contando a emoção de enviar uma carta e esperar pela resposta, como foi adquirir o primeiro telefone e como era utilizado, dentre outros aspectos.
Recursos Educacionais
Nome
Tipo
Twitter [Modernidades]
Vídeo
Recursos Complementares
---------------------------------------------------
Avaliação
Na avaliação, que deverá ocorrer em todo o processo, deverá ser observado se os alunos percebem que as tecnologias que temos atualmente não surgiram de repente e ao mesmo tempo estão em constante evolução. Além disso é importante que os alunos não apenas tenham compreendido o tema proposto, como também saibam analisar criticamente as diferentes formas de comunicação que temos e as competências envolvidas em cada uma delas, dentre estas, a necessidade de aperfeiçoamento constante da capacidade de escrita, comunicação oral e mesmo gestual.
Divida os alunos em duplas, e peça que troquem e-mails ou cartas contando sobre o que aprenderam, o que consideraram mais desafiador e quais competências sentem ainda necessidade de desenvolver para conseguir utilizar melhor as diferentes formas de comunicação. Por fim, a dupla deverá organizar um único e-mail, sintetizando a discussão realizada e encaminhar ao professor da turma que poderá utilizar este material como mais um instrumento de avaliação.


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DIÁRIO DE BORDO


 
ATIVIDADE DIÁRIO DE BORDO

Nestas primeiras semanas percebi o quanto o curso é dinâmico e ajuda muito na prática pedagógica, pois faz referência a muitos autores e seus textos auxiliam no dia a dia do professor.

A escola deve fazer com que a aprendizagem se torne significativa e envolvente e o professor deve aproveitar as novas tecnologias para tornar melhor o ensino aprendizagem dos alunos com mais qualidade.

Senti algumas dificuldades em realizar a última atividade, pois estou fora da sala de aula desde 2009, então utilizei o que já havia vivenciado e trabalhado com os colegas para realizá-la, espero ter concluído com êxito. A partir daí meu desejo de retornar a lecionar se tornou maior, pois poderei utilizar as riquezas aprendidas para com os alunos.

Às vezes me sinto um pouco perdida e sem tempo como para a realização das atividades. Sei que posso melhorar como estudante e vou fazê-lo.

Este curso nos possibilita conhecer novas pessoas, suas opiniões e realidades. E a partir da troca de experiências acredito que enriquecemos nossa prática pedagógica e enxergamos diferentes muitas coisas que acreditávamos estarem prontas e acabadas, abrindo assim um leque enorme de possibilidades para o nosso crescimento e de nossos alunos.

O homem apreende a realidade por meio de uma rede de colaboração na qual

cada ser ajuda o outro a desenvolver-se ao mesmo tempo que também se desenvolve.Todos aprendem juntos e em colaboração. “Ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelomundo” (Freire, 1993, p. 9)’.
Maria Elizabeth Bianconcini Almeida

“NAVEGAÇÃO EM REDE”






TEMA: “NAVEGAÇÃO EM REDE”

SUBTEMA: “NAVEGAÇÃO”



Ao iniciar minha navegação pelo PORTAL DO PROFESSOR me senti bem à vontade para visitar as páginas, pois é um site de fácil navegação, com muitas informações e sugestões. O que me fez voltar ao início da página todas as vezes que desejei. Confesso que por estar num curso acho que é melhor sermos direcionados na hora de consultar um site ou mesmo um texto ou uma atividade ao invés de ficar a deriva. No dia a dia já navego bastante a deriva pesquisando coisas de meu interesse, lendo e-mails, e redes sociais.

Segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto o hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único  suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

Ao pesquisar no google vemos inúmeras páginas com a denominação de hipertexto.

Minhas expectativas






Minhas expectativas

         Tenho boas expectativas em relação ao curso. Já tentei fazê-lo no semestre passado, porém, pela correria não consegui prosseguir. Agora farei o possível para terminá-lo, pois sei que este curso me ajudará no dia a dia não apenas no trabalho, mais para a vida, na interação com os amigos, na troca de experiências.

        
E-PROINFO

JULIANA CALIXTO DOS SANTOS PASQUALINI
TEMA: REFLEXÕES INICIAIS
SUBTEMA: REFLEXÕES

                 
         Enquanto educadores precisamos estar nos atualizando constantemente para levar aos alunos o que há de novo, de moderno. E a tecnologia faz parte desse processo, pois ela esta em tudo o que lidamos diariamente, seja no  banco, no supermercado, na feira, em cada esquina, nos celulares, enfim, vivemos numa sociedade  informatizada.
Um novo desafio se interpõe à escola: incorporar as novas tecnologias voltadas para o ensino e a aprendizagem dos alunos. Cabe ainda ensinar aos alunos algumas competências indispensáveis: a aquisição, a interpretação, a análise, a compreensão e a comunicação da informação, contribuindo para que esta se transforme em conhecimento.
Isso remete a uma nova concepção de Educação e a um novo perfil do professor, que compreenda a necessidade de buscar novos mecanismos para o Ensinar e o Aprender, oferecendo aos educandos subsídios para as novas exigências educacionais e sociais, criando assim uma nova cultura da aprendizagem.